Hi, how are things? Vamos deixar esse blog um pouco mais reflexivo hehehe
Brincadeiras a parte, abordarei uma das áreas de desenvolvimento de uma língua, o famoso listening.
Atenção: Eu não sou um professor licenciado em Inglês(ainda), mas todas as postagens deste blog são baseadas nas minhas experiências que tenho com a língua e também é resultado da reflexão da opinião dos meus professores, o que obviamente, formou a minha visão do "Processo de Ensino e Aprendizado de Idiomas".O Listening (ou seja a capacidade de ouvir e entender o que é dito que, nesse caso é uma língua estrangeira) é absolutamente uma das mais importantes áreas a ser desenvolvida quando se trata dos estudos de inglês. Deixe te levar a uma linha de raciocínio - não é MAIS eficiente você conhecer a palavra, mesmo que não saiba pronunciá-la, e assim entender o que o nativo quer expressar à você? Porque a pronúncia (ou seja, o speaking) é algo que pode ser melhorado com o tempo.
Porém você pode pensar: "Ok Daymond, eu entendo que isso é importante, mas como faço esse negócio de listening? Devo colocar um podcast para rodar a noite enquanto durmo e alguns meses fico fluente? Como é isso?"
Então, existe vários meios para praticar seu listening como por exemplo, assistir séries em inglês (eu fiz uma postagem semana passada, se quiser dar uma olhada como eu assisto clica aqui piá), ouvir músicas ou podcasts (mas PELO AMOR DE GOD não utiliza música pensando que a gramática está certa porque vai dar RUIM) e ainda vídeos no Youtube, audiobooks, etc., enfim a variedade é grande e você precisa encontrar o método que mais se adapta a tua rotina ou personalidade.
Eu vejo que isto aconteceu comigo por muito tempo e você pode se identificar comigo: eu aprendia como pronunciar palavras/frases complexas, fazia estruturas do inglês no meu caderninho, porém, por mais que eu sabia as palavras, quando assistia um vídeo de um nativo, eu não entendia b***a nenhuma. Por quê? Porque eu não estava acostumado com o ritmo do inglês ou ainda por ter aprendido palavras soltas e fora de contexto. Por isso, se tu for aprender alguma estrutura ou palavra em inglês sempre as coloque em um contexto/frase para que você possa entender melhor.
Sem dúvida, de nada adianta você palavra "sem sotaque" ou pronunciar perfeitamente as palavras se você não é capaz de entendê-las na boca do nativo.
E finalmente, minha dica para você é que você coloque esse item no topo da sua lista de desenvolvimento e tenha sempre esteja escutando algo em inglês para desenvolver sua habilidade de compreensão do listening . Pessoalmente, todas as vezes que tenho que viajar ou quando estou caminhando (para escola, fazer compras, whatever) sempre coloco meus fones, abro meu Player FM ( pode conferir e baixar o app aqui) e ouço meus bons e velhos podcasts. É meio engraçado pensar que para melhorar a sua habilidade de entender o inglês falado você tem que ouvir o inglês falado frequentemente, né? Mas vai por mim que funciona. Faça o teste. Te desafio ouvir/ assistir séries por 6 meses, todos os dias durante uma hora. Depois coloca nos comentários o resultado. Será que você é capaz? Tenta aí, não arranca pedaço :3
Eu espero de coração que você tenha gostado e não esqueça de dar uma olhada nos outros posts okay?
0 comentários:
Postar um comentário